Como qualificar os colaboradores da sua empresa?
Atualizado: 19 de jul. de 2022
Ter um time de colaboradores que realiza o trabalho com eficiência e excelência é o sonho de todo empresário.
Mas alguém já te contou o que é preciso fazer para alcançar esse resultado?
Confira nesse artigo: Como qualificar o seu time de colaboradores, e aumentar a eficiência e excelência nos projetos e ações da sua empresa.
Acompanhamento do colaborador
O primeiro passo para qualificar os seus colaboradores, é primeiro ter uma visão geral de cada um deles.
Elaborando um perfil comportamental, e introduzir um plano de crescimento profissional para os colaboradores. Tudo baseado em suas competências, habilidades e resultados, tudo alinhado ao objetivo e metas da empresa.
Empresas que fazem uso desse tipo de gestão de pessoas obtêm melhores resultados e assertividade ao formar uma equipe, pois conseguem unir habilidades complementares ou divergentes, dependendo do que é esperado como meta, incentivando o trabalho em equipe e valorizando o crescimento profissional de cada colaborador por meio das métricas analisadas no plano de crescimento profissional.
Confira abaixo algumas das vantagens de fazer acompanhamento dos colaboradores abaixo:
1. Desenvolver habilidades exigidas no mercado atual
No cenário atual, o ambiente de trabalho está em constante mudança. E os requisitos nos diferentes cargos tem se tornado cada dia mais desafiadores. Dessa maneira, para um colaborador ter sucesso em sua empresa é fundamental compreender as habilidades que ele precisa desenvolver, para assim cada dia ser um profissional de excelência.
2. Acompanhamento de evolução & dedicação do colaborador
Com um plano de crescimento do profissional, você pode acompanhar passo a passo, cada pequena evolução de seus colaboradores, e ter um controle das áreas com maior evolução, e uma visão do que focar para o futuro com cada colaborador.
É uma ótima forma para contratar treinamentos individuais e personalizados, para tornar os seus colaboradores em profissionais de destaque, o que torna isso um grande diferencial para a sua empresa: Se gabar de profissionais capacitados e de destaque.
3. Onboarding para novos colaboradores
Introduzir esse sistema de crescimento profissional, é uma ótima forma de engajar novos colaboradores da sua empresa, tendo em mente que ao iniciarem seus serviços, a empresa se preocupa com o rendimento e trabalho do mesmo, e deseja vê-lo evoluir e melhorar a cada dia.
Focar no objetivo comum
Um grande erro de lÃderes, é investir em treinamentos, contratações de colaboradores, mas não alinhar tudo isso a um objetivo...
Qual seu grande objetivo? aumentar o volume de vendas? a retenção de clientes? tente deixar isso o mais claro possÃvel para os seus colaboradores, e deixe claro que todas as ações deles devem estar alinhadas a isso.
Antes de fazer qualquer coisa, se pergunte: "Isso está alinhado ao objetivo da empresa?"
As melhores equipes são compostas por pessoas com diferentes perfis comportamentais e que apresentam variedade de competências e habilidades, trabalhando em prol de objetivos comuns.
Para isso, é fundamental que haja a comunicação constante acerca dos objetivos estratégicos da organização, assim como de seus projetos, as suas dificuldades e os seus avanços.
Os colaboradores precisam entender qual o seu papel dentro da empresa e quais as expectativas que os gestores têm no desenvolvimento do seu trabalho, refletindo tais necessidades no relacionamento com os demais membros da equipe.
Isso se torna mais fácil com o plano de carreira citado anteriormente, já que se tem uma visão geral de cada colaborador, com as ações e melhorias necessárias alinhadas com o objetivo da empresa.
Quando todos caminham no mesmo sentido, os resultados da equipe são potencializados e mais fáceis de serem atingidos.
Comunicação clara e transparente
Uma coisa que você como lÃder deve estimular entre a sua equipe é a comunicação.
Uma equipe de colaboradores deve estar em sintonia, e discutir as ações, o planejamento, e o dia a dia na empresa.
A troca de ideias entre as pessoas estimula a construção de saberes comuns. Na realidade, equipes eficientes conseguem respeitar diferentes opiniões e, por meio do diálogo, são capazes de construir uma ideia consolidada.
É muito importante também deixar claro para os colaboradores que os mesmos são bem vindos para participar das ideias de negócio, sugerindo mudanças, crÃticas e opiniões sobre os projetos. E cabe a você, lÃder, estimular isso em cada um deles.
Além de trazer um sentimento de pertencimento à instituição, pode ser que saiam grandes e boas ideias de seus colaboradores, e cabe aqui também uma participação ou gratificação para boas ideias.
Reconhecer os esforços
O reconhecimento de boas práticas é uma tarefa importante para manter a motivação e a autoestima de cada um dos membros de uma equipe empresarial.
Bons resultados são obtidos quando há análises reais e honestas sobre o desempenho de cada colaborador, apontando as falhas e os caminhos para corrigi-las. (tarefa fácil de se realizar com um plano de acompanhamento profissional)
Os gestores e lÃderes precisam aprender a recompensar quando o colaborador executa bem uma tarefa, incentivando-o a continuar progredindo e trazendo bons resultados para a empresa.
Tal reconhecimento pode ser feito individualmente ou em grupo, dependendo da estratégia a ser adotada.
Uma ótima maneira de recompensar os esforços, de uma maneira "automática" é por meio da criação de metas.
Uma loja, por exemplo, pode criar metas de vendas para os seus colaboradores, e quando essa meta é alcançada, o(s) colaboradores são recompensados de alguma maneira.
Veja abaixo mais sobre recompensa por metas:
O que são metas?
Meta é a definição do caminho, tempo e meios que serão empregados para alcançar um objetivo.
Com isso, o objetivo é de fato aquilo que se deseja alcançar, que é a principal necessidade ou vontade. E para ascender a ele é importante direcionar-se ao seu encontro. E esse é o objetivo das metas!
Outro termo de extrema relevância que precisamos conhecer é o planejamento. As metas precisam ser muito bem descritas, detalhadas e planejadas para que sejam bem executadas e tenha sucesso em seu direcionamento.
Podemos simplificar dessa forma:
OBEJTIVO + VALOR + PRAZO
AUMENTAR RETENÇÃO DE CLIENTES + EM 20% + NOS PRÓXIMOS 16 MESES
É muito importante deixar todos os pontos claros, e além de explicitar os objetivos e metas, mostrar o caminho a ser seguido para alcançar tais metas.
Por isso um planejamento é tão importante.
Metas SMART
Uma técnica muito usada por grandes empresas, se chama Metas SMART, que traduzindo a sigla do inglês temos:
S= EspecÃfica, M= Mensurável, A= AtribuÃvel, R= Realista, T= Prazo definido.
Como colocar em prática a meta de vendas?
Agora que já sabemos o que são metas e como as construÃmos, de que forma a área comercial pode definir metas de vendas e como se planejar para alcançá-las?
Não se esqueça de que, antes de estipular metas de vendas, é necessário conhecer bem o objetivo, que é de fato onde você deseja chegar. Esse objetivo precisa ser algo mensurável e atingÃvel.
Para explicar como funciona um plano de metas, vou usar um exemplo.
Vamos imaginar, que a empresa "Corporate Sertão" quer colocar em prática um plano de metas, para que o seu faturamento seja R$2.000.000,00 em um perÃodo de 12 meses.
Para isso acontecer, deve se ter uma média de ao menos R$166,666,00 de faturamento mensal, correto?
É interessante também, se ter o valor do ticket médio da sua empresa. Qual a média de preço dos seus produtos? quantos produtos devem ser vendidos no mês para esse faturamento ser alcançado?
Para isso, podemos fazer um cálculo simples de ticket médio:
O cálculo é feito, somando os valores das vendas dos produtos, a quantidade de vendas de cada um, e depois é feito uma divisão para se obter uma média, entre o total do valor de venda, pelo número de vendas.
Observe abaixo a planilha para um melhor entendimento:
​ | Produto "A" | Produto "B" | Produto "C" | ​Totais |
Valor: | ​R$859,00 | 129,00 | ​14,90 | ​ |
Quantidade: | 11 | 26 | 56 | 93 |
​ | ​R$9449,00 | R$3354,00 | R$834,40 | ​R$12537,40 |
Ticket médio: | ​ | ​ | ​ | R$134,81 |
Assim, será criada uma métrica que ajudará a prever o percentual de venda em cada perÃodo, o que auxiliará no planejamento de vendas e das metas.
Voltando ao exemplo, se a empresa precisa de um faturamento mensal de pelo menos R$166.666,00 e o seu ticket médio é de R$134,81 será necessário em média 1236 vendas no mês, para alcançar tal objetivo.
O que é preciso, é distribuir esse número de vendas entre os seus colaboradores, e alinhar os objetivos, técnicas de vendas, e tudo que for necessário para alcançar tais metas.
Lembrando que esse número de vendas é uma MÉDIA. É possÃvel que a meta mensal seja alcançada com bem menos vendas que a estipulada.
E claro que existem formas e técnicas para alcançar essa meta de maneira mais simples.
Uma ótima maneira, é com um FUNIL DE VENDAS técnica que quando combinada com tráfego pago, é muito eficiente.
A estratégia consiste em atrair um grande número de pessoas, normalmente por meio de anúncios, para o topo desse funil.
A partir dessa atração, vai se educando e engajando essas pessoas, até se tornarem LEADS, que podemos definir como pessoas interessadas em seu produto, e potenciais clientes.
Com o decorrer do funil, esses leads viram OPORTUNIDADES, com conteúdos nas redes sociais, e-mails sobre como o seu produto pode ser útil para esse lead, e qualquer ação que convença esse lead que o seu produto faz sentido para ele.
No fim, essa oportunidade chega a decisão de compra, e se torna um cliente.
Fazer um funil eficiente não é uma tarefa simples, e um profissional de marketing pode ajudar e muito o trabalho.